segunda-feira, 18 de maio de 2009

Literatura surfística


Galera, estou há muito tempo sem escrever, por motivos de ordem maior: Estou trabalhando demais e estudando demais. Consequentemente, curtindo de menos e surfando de menos. E pra completar no “estudando demais”, estou no meio do meu TCC. Mas todos tem problemas e uma rotina maluca e isso não me tira a culpa de não escrever nossa Coluna Swell. Ainda mais estando em dívida com vocês e com um grande brother, chamado Fred d’Orey, pois seu livro está simplesmente IRADO e INSPIRADOR e definitivamente merece uma página só pra ele. E ele, juntamente com seu OUTRAS ONDAS, é meu tema de hoje.

Outras Ondas é um guia, manual, enfim, um presente que não sai da minha mochila nem da cabeceira, pra todas as horas e para mim, a grande obra literária surfística da atualidade, pois além de ser brazuca, é de um cara que admiro demais. Uma leitura diferente, que não há necessidade de ler toda ela em sequência, pois cada página é uma nova história. Sabem aquele livrinhos, “Sementes de Sabedoria” e similares, que tem uma frase bacana em cada página que tu abres? Pois é, Outras Ondas é uma versão para a galera do surf se inspirar, cada página é surpreendente, cheia de ação, emoção, amor ao surf, descobertas, enfim, é uma grande obra!

O Fred e sua história e filosofia de vida, estilo, personalidade e principalmente a vivência no mundo surf, encantam através das palavras. Pra quem gosta de ler suas matérias na coluna Outras Ondas da Fluir periódicamente, vai se encantar com uma coletânia irada das histórias de uma vida voltada à busca pela onda perfeita, publicadas no livro Outras Ondas. O Fred é um grande ídolo por todos aqueles fatores que citei, mas principalmente por ser um cara que vai atrás do sonho de TODO surfista, que é ir atrás de ondas perfeitas. Além disso, o Fred não tem papas na língua, fala a real, fala com a alma, e isso encanta quem lê suas obras. Suas reflexões sobre o mundo e as ondas perfeitas fazem dele um profissional fora de série, com uma bagagem cultural excepcional e um amor pelo que faz que é contagiante. Se leitores de livros de auto-ajuda lessem Outras Ondas, deixariam de lado suas "fluoxetinas" e "sibutraminas" para buscar algum valor especial para suas terapias, como um banho sozinho em alguma onda remota e perfeita.

Certa vez conversei com amigos, que eramos carentes de grandes obras literárias do surf brasileiro, apesar de termos algumas publicações ao longo da história. Mas precisávamos de um marco e este chegou. Essa é minha dica de literatura surfística, OUTRAS ONDAS, de FRED D’OREY, publicado pela Editora Gaia (que aliás, tem ótimos livros, sejam eles de surf, oceano, natureza, esportes e afins). Para quem ainda não conhece OUTRAS ONDAS do Fred d'Orey, confira no site da editora (http://www.editoragaia.com.br/gaia/Loader.aspx?sync=93&colecaoID=845&ucontrol=YnVzY2E=&objectadapter=globaleditora.gaia.site.ucontrol.container.colecao2buscaAdapter) e procure o livro numa livraria perto de sua casa. Se não encontrar, na internet tem muitos points para adquirir seu livro, inclusive com um bom desconto, como na Livraria da Travessa (http://www.travessa.com.br/OUTRAS_ONDAS/artigo/4EA79ABE-5FD1-4B79-BBFF-758508018240).

Agradecimento especial ao Fred d'Orey: Sua obra é inspiradora, fantástica, encantadora. Tanto para os apaixonados pelo surf esporte, competições e etc, como principalmente por aqueles que veem o surf como uma filosofia de vida. Por mais clichê que soe "surf, filosofia de vida" saindo da boca de surfistas comuns, como eu, existe esta filosofia e tu com certeza a vive com maestria, causando uma grande "inveja boa" em todos teus leitores. Obrigado pela dedicatória no livro e que Deus te dê energia para continuar esta busca sem fim por "outras ondas".

Grande abraço Fred e a todos brothers leitores da Coluna Swell. Peço desculpas por tê-los abandonado ultimamente, como comentei anteriormente, estou em meio ao meu TCC na faculdade e acreditem, isso suga nossas energias.

Desejo a todos altas ondas em “outras ondas”! (de preferência perfeitas, sem crowd e em algum lugar alucinante)

Ígor Maciel

http://www.colunaswell.blogspot.com/

4 comentários:

Juliana disse...

fiquei com vontade de ler! =O

ana Maria Santeiro disse...

Oi, Igor,

Até que enfim! Muito boa a sua crônica. O livro do Fred é isso mesmo!

beijão pra ti.

Unknown disse...

fala igor,
queria agradecer a gentileza do seu texto sobre meu livro.
adorei.
boas ondas e um forte abraço,
fred

Anônimo disse...

Fala, Ígor! Tudo certo?
Caraca...olha o Fred aí vindo retribuir a matéria! Irado!! :D
Então, embora o livro, na verdade, seja uma coletânea das melhores colunas do Fred - nessa publicação, não há textos inéditos - é uma ótima leitura! Muita cultura e muito surf recheiam o livro de aventuras e conhecimento. Uma leitura leve e tranqüila. Nada melhor para se ler deitado na rede após uma sessão de manhãzinha naquela praia paradisíaca.
Ótima coluna, Ígor! Muito bem escrita!
Parabéns!
Abração, brother!