quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

Eddie Aikau brazuca

O salva-vidas Edward Ryan Makua Hanai Aikau jamais imaginou que o ato de coragem e quase heroísmo que tirou sua vida, quando entrou com sua remando Waimea adentro, na busca da canoa Hokule’a que havia virado e estava a deriva em alto mar debaixo de uma grande tempestade, marcaria a história das ilhas e do surf e o tornaria um ícone, um mito, uma legítima lenda Havaiana. Ele não entrou naquele mar de 17 de março de 1978 para virar lenda, mas sim para salvar vidas, para ajudar seus companheiros de tripulação que estavam perdidos. Após sumir no horizonte da baia de Waimea, Eddie Aikau nunca mais foi visto, mas seu nome entrou para a história.

Além de um honrado profissional do mar, salva-vidas corajoso e companheiro, Eddie também foi um grande surfista de ondas gigantes e essa perícia nas morras o tornaram esse mito, sendo homenageado em festas da família Aikau no Hawaii todos os anos e também pelo grande campeonato idealizado pela Quiksilver para homenagea-lo, o Quiksilver Big Wave Invitational in Memory of Eddie Aikau, que fora aberto no dia 29/11, com a homenagem a Eddie na baia de Waimea, onde os surfistas formam um grande circulo de mãos dadas e jogam flores ao mar em homenagem ao surfista. Infelizmente só descobri ontem que a abertura do evento foi transmitida pela primeira vez ao vivo pela internet.

A janela de espera vai do dia 01 de dezembro de 2007 até o dia 29 de fevereiro de 2008, pois para o “The Eddie” acontecer, as ondas precisam estar com no mínimo 20 pés, tanto que o evento não é realizado desde 2004 pela falta de ondas a altura (literalmente), assim como foram realizados apenas 7 campeonatos ao longo dos 23 anos de sua criação, tendo como campeões os seguintes surfistas:

1985 - Denton Miyamura (Hawaii)
1986 - Clyde Aikau (Hawaii) - irmão caçula de Eddie Aikau
1990 - Keone Downing (Hawaii)
1999 - Noah Johnson (Hawaii)
2000 - Ross Clarke-Jones (Austrália)
2002 - Kelly Slater (Florida, EUA)
2004 – Bruce Irons (Hawaii, EUA)

A grande novidade desse ano é a entrada de mais 4 surfistas (marcados com ** na lista oficial), cada um representando seu continente, tendo agora 28 surfistas honrosamente convidados a participar do evento, e o nosso big rider Carlos Burle é o atleta que representará a América do Sul e principalmente o Brasil. Burle foi Campeão Mundial do XXL em 2002 (o XXL premia a maior onda da temporada), surfando uma morra com nada menos que 68 pés (22 metros de altura), que é considerada até hoje a maior onda já registrada de todos os tempos e, se não me engano ele já havia sido convidado a participar do evento, acho que apenas como suplente, em 2005 e recusou o convite para participar do mundial de tow-in, o que gerou um certo desconforto entre a organização e a família Aikau, com o atleta. Mas dessa vez ele está lá e nossas chances são mais do que reais, pois se as ondas entrarem, com certeza Carlos Burle vai estar lá, marcando firme e dropando “os ondão”, então podemos esperar um bom resultado!!!

Confiram a lista completa dos atletas convidados e seus suplentes:

1. Andy Irons (Hawaii) - Darrick Doerner (Hawaii)
2. Brian Keaulana (Hawaii) - Chava Greenlee (Hawaii)
3. Brock Little (Hawaii) - Kalani Chapman (Hawaii)
4. Bruce Irons (Hawaii) - Pancho Sullivan (Hawaii)
5. Carlos Burle (Brasil)** - Taylor Knox (Califórnia)
6. Clyde Aikau (Hawaii) - Reef McIntosh (Hawaii)
7. Darryl Virostko (Califórnia) - Tony Moniz (Hawaii)
8. Greg Long (Califórnia) - Garrett McNamara (Hawaii)
9. Ibon Amatriain (Espanha)** - Ross Williams (Hawaii)
10. Jamie O’Brien (Hawaii) - Dave Wassel (Hawaii)
11. Jamie Sterling (Hawaii) - Ian Walsh (Hawaii)
12. Keone Downing (Hawaii) - Braden Dias (Hawaii)
13. Jason Ribbink (África do Sul)** - Myles Padaca (Havaí)
14. Kelly Slater (Flórida) - Anthony Tashnick (Califórnia)
15. Makua Rothman (Hawaii) - Kala Alexander (Hawaii)
16. Mark Healey (Hawaii) - Keoni Watson (Hawaii)
17. Michael Ho (Hawaii) - Derek Ho (Hawaii)
18. Noah Johnson (Hawaii) - Tom Curren (Califórnia)
19. Paul Paterson (Austrália) - Nathan Fletcher (Califórnia)
20. Peter Mel (Califórnia) - Danny Fuller (Hawaii)
21. Ross Clarke-Jones (Austrália) - Dustin Barca (Hawaii)
22. Rusty Keaulana (Hawaii) - Koby Abberton (Austrália)
23. Shane Dorian (Hawaii) - Laurie Towner (Austrália)
24. Sunny Garcia (Hawaii) - Manoa Drollet (Taiti)
25. Takayuki Wakita (Japão)**
26. Titus Kinimaka (Hawaii)
27. Tom Carroll (Austrália)
28. Tony Ray (Austrália)


Em memória:
Mark Foo (Hawaii)
Todd Chesser (Hawaii)
Tiger Espere (Hawaii)
Jay Moriarity (Califórnia)

Não deixe de conferir a cobertura completa do evento no site oficial, www.quiksilver.com/frames/bigwave0708, e vamos torcer juntos para que o nosso Carlos Burle encontre a maior e traga esse título irado e importantíssimo para o braza!

Boa sorte Carlos Burle!!!

Aloha e altas ondas sempre!!!

3 comentários:

Anônimo disse...

Espero que esse ano aconteça o evento. Eddie Aikau e nós, espectadores, merecemos. Hehehehe

Lohran.

Unknown disse...

sempre q vejo a morte de alguém por causa do surf, eu me arrepio

Surfe Catarinense disse...

O desaparecimento de Eddie Aikau no mar nada teve a ver com Waimea. O Hokulea virou em alto-mar, no canal entre duas ilhas, e Eddie era um dos tripulantes. Ele tentou remar até uma ilha para buscar socorro pq concluíram que o resgate não os encontraria. Horas depois o barco foi visto de um avião, enquanto Eddie sumiu no mar.